Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
SEE
PAULO RENATO SOUZA







NOVO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

Reitor da Unesp deve ficar com lugar de

Paulo Renato na Educação em SP
Geraldo Alckmin decidiu mudar o comando da Secretaria de Educação. Até a noite de ontem, sua preferência para o lugar de Paulo Renato Souza recaía sobre Herman Voorwald, reitor da Unesp.

Depois de avaliar a manutenção de Paulo Renato, defendida por tucanos graúdos, Alckmin passou a procurar outros nomes. Ao concluir que seria substituído, Paulo Renato decidiu se antecipar e disse que comunicaria a Alckmin o desejo de sair. A decisão, porém, já havia sido tomada.

Os indicadores da educação paulista e o sistema de progressão continuada custaram a Alckmin os mais pesados ataques da oposição na campanha. Ele tem manifestado aos mais próximos a preocupação em reposicionar a gestão da secretaria.

Além da reformulação conceitual, a troca atende a duas demandas manifestadas na campanha: a implantação de um modelo de ensino integral, ancorada na ressurreição de programas como o Escola da Família, e uma nova atitude diante das queixas do professorado.

A crise na interlocução com a categoria chegou ao ponto mais agudo em março, quando um grupo de sindicalistas entrou em confronto com policiais em frente ao Palácio dos Bandeirantes.

O primeiro nome cogitado para a pasta foi o de Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza. Mas Alckmin passou a procurar um nome com histórico acadêmico, e a triagem chegou a Voorwald.

Doutor em mecânica, ele dirigiu a Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba e é reitor da Unesp desde janeiro de 2009.

  Herman Jacobus Cornelis Voorwald

Voorwald é professor titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá do Departamento de Materiais e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento e vice-reitor da Unesp.

É engenheiro mecânico com graduação pela Unesp (1979), mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado pela Laboratorium Soete Voor Weerstand Van Materialen En Lastechniek (1989), na Bélgica.

Tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em temas como fadiga de materiais, materiais aeronáuticos e revestimentos antidesgaste e anticorrosão.

http://www.fapesp.br



 Escrito por SANDRA E JOELMA às 14h42
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]